Campinas-Brasil

ISSN 1980-4407

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A modelação aplicada à temática dos riscos naturais: O caso concreto de instituições de ensino superior em Portugal

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Sara Batista Gomes Moutinho
Instituto de Ciências da Terra /Faculdade de Ciências/Universidade do Porto

Rui Miguel Marques Moura
Instituto de Ciências da Terra /Faculdade de Ciências/Universidade do Porto

Clara Maria da Silva Vasconcelos
Instituto de Ciências da Terra /Faculdade de Ciências/Universidade do Porto

Abstract: The use of modelling as a methodology to aid in building mental models is very important in the process of recreating and simulating natural phenomena, in particular geological and environmental phenomena. In order to check whether the use of modelling is significant as a methodology for the success of student learning of natural hazards in higher education, this study included all Portuguese public university syllabi that address natural hazards. Only graduation syllabi were selected for this study. Eight graduation syllabi were analyzed, through an analysis screen, conducted in seven Portuguese universities. The evidence suggests that none of the syllabi in this analysis entail the use of modeling as a teaching strategy for natural hazards subjects, while an essentially traditional method is predominantly used. The need for intervention regarding teaching methodologies that value the role of models and modeling in higher education is highlighted.


Keywords:Modelling, university education, natural hazards, syllabus.


Resumo: O recurso à modelação como metodologia de ensino é relevante no processo de recriação e simulação de fenómenos naturais, nomeadamente fenómenos geológicos e ambientais. Pretendendo-se verificar se o recurso à modelação é uma metodologia significativa no sucesso da aprendizagem dos estudantes de riscos naturais do ensino superior português, foram analisadas as fichas das unidades curriculares que abordam temáticas de riscos naturais nas universidades públicas portuguesas, tendo-se optado por selecionar apenas unidades curriculares do primeiro ciclo de estudos – licenciatura. No total foram analisadas, com recurso a uma grade de análise, oito fichas de unidades curriculares, ministradas em sete universidades públicas portuguesas. As evidências encontradas indicam que nenhum dos documentos em análise contempla a utilização da modelação como metodologia de ensino de temáticas de riscos naturais, predominando um ensino essencialmente tradicional, sobressaindo a necessidade de intervenção ao nível das metodologias de ensino valorizando-se a manipulação e a exploração de modelos no ensino superior.


Palavras-chave: Modelação; ensino superior; riscos naturais; fichas de unidades curriculares.

DOI: http://dx.doi.org/10.20396/td.v12i2.8646320

 

 

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